Dúvidas?
Algumas dessas dúvidas podem ser as suas. Fique à vontade para entrar em contato comigo caso tenha outras perguntas.
Como funciona a terapia?
A psicoterapia é um espaço de acolhimento, escuta e desenvolvimento. Nas sessões, você poderá refletir sobre suas dificuldades, pensamentos e emoções, compreendendo seus padrões e aprendendo novas formas de lidar com os desafios. O processo é sigiloso, seguro e conduzido de forma ética e respeitosa, com encontros semanais e duração média de 50 minutos. O tempo de duração do tratamento varia conforme o caso.
Quando buscar psicoterapia?
Você pode buscar um psicólogo sempre que sentir necessidade de cuidar da sua saúde emocional! Lidar com angústias, ansiedade, estresse, tristeza, dificuldades nos relacionamentos ou quando simplesmente desejar se conhecer melhor e desenvolver seu autoconhecimento ou qualquer outra habilidade. Não é preciso esperar uma crise para começar a terapia.
O que acontece na primeira sessão?
A primeira sessão é o momento em que eu vou te conhecer e você vai me conhecer também. Nessa sessão, busco compreender as queixas atuais, expectativas e objetivos do paciente para pensar o plano de tratamento. A condução fica por conta do psicólogo e o paciente pode ficar a vontade para colaborar.
O que é dito na sessão, fica na sessão?
Sim, o sigilo é um compromisso ético do psicólogo. Conforme o Código de Ética Profissional, o sigilo só pode ser quebrado nos casos em que o paciente está oferencendo risco de vida para si mesmo ou para os outros.
Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
O psicólogo clínico é um profissional da saúde mental, com formação específica em Psicologia, especializado no cuidado emocional por meio da psicoterapia. Seu diferencial está na extensa formação focada no desenvolvimento humano, cognição, emoção e comportamento, o que o torna o profissional extremamente qualificado para conduzir a psicoterapia.
O psiquiatra tem uma formação médica voltada para saúde mental e foca principalmente na regulação bioquímica do cérebro via medicamentos, quando necessário.
Ambos estão aptos a atuar no tratamento de transtornos mentais e são tratamentos complementares. Em muitos casos, o acompanhamento conjunto é o tratamento mais indicado, pois enquanto a psicoterapia dá conta do sofrimento emocional, a medicação faz a regulação bioquímica complementar.
Aceita plano de saúde?
Meus atendimentos são realizados de forma particular. Caso você possua plano de saúde, é possível verificar junto ao seu convênio as condições para solicitação de reembolso.
Busca atendimento presencial?
Consultório no bairro Bomfim, Porto Alegre/RS
Entra em contato comigo pelo Whatsapp!
